Consórcio AMVAP-Saúde aprova incremento de  recursos para a Lei Orçamentária Anual de 2022

A proposta de incremento de recursos dos municípios para compor a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022, apresentado no mês passado, foi aprovada, nesta quinta-feira (16), em Assembleia Geral Ordinária, por secretários que compõem o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro.

O orçamento previsto para o próximo ano é de R$ 13 milhões, o que representa um incremento na ordem de 60% para 2022. O reajuste acontece por causa da crescente demanda da saúde.  Este ano os recursos destinados aos municípios consorciados atingiram a cifra de R$ 8 milhões de reais.

O aumento do montante vai permitir ao Consórcio capacidade orçamentária para contratação de procedimentos médicos, ao longo do exercício de 2022, ampliando a oferta de serviços de saúde, quais sejam consultas especializadas, exames de média complexidade e cirurgias eletivas demandadas pelos municípios consorciados.

Durante a sessão, que foi realizada remotamente, ficou definido que será mantido o atual modelo de rateio do custeio, distribuído proporcionalmente ao valor investido por cada município.

“Eu creio que foi uma grande proposta que tenta atender a todos. Sabemos que a demanda da saúde é infinita”, diz Francisco Neto, presidente do Consórcio e prefeito de Tupaciguara.