CISTM realiza atendimentos extras de mamografias em setembro

Em busca de suprir a necessidade de procedimentos de saúde das cidades consorciadas o CISTM segue oferecendo atendimento extras a partir da solicitação de cada município. Para o mês de setembro, até o momento, já foram agendados atendimentos extras para a realização de mamografias pelos municípios de Capinópolis, Centralina e Iraí de Minas.

Os exames serão realizados nos dias 16 e 17/09 atendendo os munícipes de Capinópolis, 21 e 23/09 de Centralina e 24/09 de Iraí de Minas. O atendimento extra é marcado a partir da solicitação do município e da disponibilidade de agenda do profissional de radiologia do consórcio.

Para Dalila Garcia Oliveira, Secretária de Saúde do Município de Centralina, o CISTM é um grande apoiador da saúde do município. “A mamografia é um exame importante que precisa ser realizado pelo menos uma vez ao ano pelas mulheres. Sem o CISTM demoraríamos muito mais tempo para realizar esses exames tão importantes para saúde feminina”, completou Dalila.

Prevenção

A mamografia é um exame simples, que através da radiografia capta imagens da mama para identificar lesões, nódulos, assimetria e diagnosticar precocemente o câncer de mama. É um exame preventivo e que toda mulher deve fazer periodicamente.

Estima-se que esse tipo de exame reduziu em, pelo menos, 20% a taxa de mortalidade por câncer de mama.