CISTM realiza assembleia e apresenta novos serviços aos municípios

Procedimentos como tomografia de urgência e cirurgias de catarata são alguns dos serviços de saúde já consolidados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro – CISTM, conforme ressaltado na assembleia geral do órgão na manhã desta sexta-feira (12/03).

A tomografia de urgência é mais um serviço contratado pelo consórcio para execução no Hospital Nossa Senhora da Abadia, em Ituiutaba, ao valor de R$230,00. Já as cirurgias de catarata foram contratadas em janeiro num volume total de 200 procedimentos para atendimento aos municípios consorciados. Mais de 130 já foram realizadas e a expectativa é contratar mais 127 cirurgias para atender à demanda atual.

Já entre os procedimentos realizados na clínica própria do consórcio, no distrito industrial em Uberlândia, estão colonoscopia simples, diagnóstica e terapêutica, consulta de oftalmologia, ecodoppler: cardiograma, vertebral, de carótidas e vascular periférico, endoscopia digestiva alta e mamografia.

Dezenas de outros tipos de consultas, exames e procedimento já estão contratados para serem realizados via prestador de serviço licitado pelo consórcio. Em alguns casos, como as vitrectomias, os procedimentos custam mais de R$5 mil reais no mercado e são realizados via CISTM. Clique aqui e confira os serviços ofertados pelo consócio.

Em sua fala de abertura o presidente do CISTM e prefeito de Tupaciguara, Francisco Neto, ressaltou a importância do consórcio para a saúde pública da região. “Me orgulha iniciar meu primeiro ano como prefeito a frente de um consórcio de imensa importância como o CISTM. Temos buscado o alinhamento das demandas de cada cidades sempre, para que o consórcio continue oferecendo soluções à saúde regional”, disse o presidente.

Contratação acompanha a demanda

Na reunião a Secretária Municipal de Saúde do Prata, Thais Rezende Mendes, notificou a necessidade de consultas na especialidade de pneumologia. De acordo com a secretária esse é um serviço no qual o município precisa da parceria do consórcio para suprir a necessidade local.

Situação similar em Indianópolis que manifestou na reunião a necessidade de exames de tomografia, raio x, ultrassonografia e ressonância para realização na regional de Araguari.

O CISTM já vem licitando novas consultas, exames e procedimentos e no edital de processo licitatório que está em execução já constam os serviços ponderados pelos municípios.

Compra de medicamento

O CISTM também deve publicar ainda em março o edital de pregão para ata de registro de preço de medicamentos. Serão cerca de 400 tipos de medicamentos contemplados nesse edital.

Para elaboração do termo de referência o consócio contratou especialista farmacêutico e vem trabalhando nesse edital desde o final de 2020. Assim o CISTM fará a gestão da ata de registro de preço, podendo cada município consorciado realizar a aquisição dos medicamentos licitados de acordo com sua necessidade.

No caso da ata de registro de preço a compra dos medicamentos é feita em contrato direto do município que integra o CISTM com a empresa fornecedora. Para facilitar o trâmite o consórcio fará também a contratação de empresa para o serviço de logística no recebimento dos medicamentos, obedecendo as regras sanitárias da Anvisa.

Vacina contra Covid-19

Na oportunidade o presidente do consórcio esclareceu sobre a busca por doses de vacina contra Covid-19. O CISTM não está diretamente ligado à possibilidade de compra de vacinas pelos municípios via consórcio. O que alguns municípios que integram o CISTM optaram foi pela assinatura protocolo de intenção para compra via consórcio público, proposta pela Frente Nacional de Prefeitos-FNP no início do mês de março.

A FNP definiu os trâmites para que o consórcio seja constituído e instalado até 22 de março. Esse novo consórcio busca dar suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal, não consiga suprir a demanda nacional.