CISTM abre edital de contratação de cirurgias eletivas

Procurando sanar as demandas por atendimento em cirurgias eletivas nos municípios consorciados, o CISTM, publicou nesta sexta-feira (16/07) edital de licitação para contratação de 102 tipos de cirurgia eletiva, aquelas que não tem caráter de urgência.

A expectativa é que os procedimentos se concentrem em até quatro polos de atendimento, como Uberlândia, Ituiutaba, Araguari e Patrocínio. O edital traz novas demandas, como as de neurocirurgias, e procedimentos em especialidades como ortopedia, otorrinolaringologia, urologia e outras.

Os itens em contratação vêm de encontro às necessidades dos municípios. Em Monte Carmelo a necessidade recorrente é pela oferta de neurocirurgia. De acordo com Carlos Ferreira, Coordenador de Saúde do município, existem pelo menos 6 pacientes na cidade aguardando por procedimento cirúrgico desta natureza. “Hoje são 6 pacientes aguardando atendimento, mas essa demanda é constante. Geralmente essas cirurgias precisam ser realizadas dentro de um período mais curto”, concluiu Carlos.

Já em Monte Alegre de Minas, o Secretário Municipal de Saúde, Gustavo Silva, explica que esses novos procedimentos neurológicos solicitados ao consórcio possuem dificuldade nos agendamentos. “O número de pacientes que precisam desse tipo de atendimento não é alto, mas a dificuldade de agendamento desse tipo de cirurgia justifica o pedido ao consórcio”, completou Gustavo.

O CISTM segue empenhado em cumprir seu papel no desenvolvimento da saúde da região, buscando sempre o diálogo entre os municípios para traçar as ações mais assertivas e suprir as demandas prioritárias de cada cidade.