Amvap e CISTM discutem pautas prioritárias contra a Covid-19

O novo pico de contaminação pelo Coronavírus vem exigindo mobilização dos gestores públicos na região. Assim a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba-Amvap juntamente com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro-CISTM realiza na próxima quinta-feira, a partir das 10h da manhã, uma reunião com prefeitos e autoridades na busca de alinhar medidas de proteção capazes de desacelerar a curva de contaminação.

A reunião acontece de forma remota respeitando os cuidados que o momento exige. A pauta traz exatamente ações de cuidados no enfrentamento a Covid-19 para a região. Algumas cidades como Monte Carmelo e Uberlândia já adotaram medidas mais severas como o fechamento do comércio, restrição a algumas atividades e até mesmo toque de recolher durante a noite.
O alinhamento de tais medidas, bem como o exemplo de um município para outro serão ponderações entre os prefeitos.

“Nós que sempre caminhamos juntos por meio da Amvap primamos pela união ainda mais nesse momento que atravessamos. A luta é em conjunto, nos fortalecendo para vencer com o mínimo de perdas esse período tão delicado,” disse o presidente da Amvap e prefeito de Gurinhatã Wender Luciano.

Compra da Vacina
A compra da vacina diretamente pelo município é uma pauta que será discutida. Grandes capitais têm aderido a consórcios intermunicipais que buscam unir forças para compra da vacina.
O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, sinalizou de forma positiva a este alinhamento e usando suas redes sociais se manifestou sobre o tema. Odelmo publicou na noite desta segunda-feira (01/03). “Participei hoje de uma reunião com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e assinei o formulário para manifestação de interesse ao consórcio público para a compra de vacinas para o nosso município”.

No entrando nos municípios que integram a Amvap e CISTM nota-se cautela no planejamento de imunização da população da Microrregião do Vale do Paranaíba. A expectativa é grande no acompanhamento à destinação de doses de vacina contra a Covid-19 pelo Estado e a União. Visto que o programa vem avançando.

Arte divulgação Governo do Estado de Minas

Na última sexta-feira (26/02) Minas Gerais deu início a distribuição do quinto lote de vacinas com mais 357.400 doses para as Unidades Regionais de Saúde, numa ação integrada entre a Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

No início do mês passado o presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro – CISTM e prefeito de Tupaciguara, Francisco Lourenço Borges Neto, levou a capital mineira pautas prioritárias à saúde regional.

Presidente do CISTM se reúne com o Governador Romeu Zema em 08/02/2021

Na ocasião o presidente do CISTM protocolou ofício ao Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ponderando a situação nos municípios da região e apontando a necessidade urgente da instalação de hospital de campanha capaz de dar suporte ao tratamento dos pacientes de Covid-19.