Três hospitais são contratados para cirurgias eletivas do CISTM

As unidades hospitalares que passam a atender as cirurgias eletivas são: Santa Casa de Misericórdia de Araguari, Hospital das Clínicas do Triângulo de Uberlândia e Hospital São José da Sociedade de São Vicente de Paulo de Ituiutaba.

Com o credenciamento de três unidades hospitalares o Consórcio Público Intermunicipal do Triângulo Mineiro – CISTM espera otimizar a logística de deslocamento dos pacientes dos municípios consorciados. O processo licitatório número 10/2020 foi finalizado na última semana, desde então o CISTM, junto às secretarias municipais de saúde, vem buscando identificar as maiores demandas para iniciar as cirurgias nestas unidades.

O atendimento às cirurgias eletivas são um complemento do CISTM ao Sistema Único de Saúde – SUS. Para a Secretária de Saúde de Capinópolis, Sandra Barbosa, o serviço via consórcio era aguardado com ansiedade pelos municípios. “Em Capinópolis o maior número de solicitações vem das áreas de ortopedia e urologia. O novo contrato vai ajudar a desafogar a demanda que o município não consegue suprir”, disse a secretária.

Na lista de previsão de atendimentos a serem ofertados estão 45 procedimentos. Dentre as cirurgias normalmente mais procuradas estão a colecistectomia – cirurgia de retirada da vesícula biliar, curetagem, fraturas, varizes e outras. Os municípios consorciados são atendidos de acordo com a demanda e disponibilidade para cada cidade. Os agendamentos são efetivados via secretaria municipal de saúde de cada cidades que integra o CISTM, por meio de sua regulação.

Segundo o Presidente do Consórcio, Dário Borges de Rezende, os municípios consorciados carecem desse serviço de cirurgias eletivas. “Poder contar com três hospitais atendendo nossas cidades é, sem dúvida, uma grande conquista para região. Temos trabalhado no CISTM para melhorar cada dia mais a quantidade e qualidade dos serviços de saúde via consórcio, e o contrato com estes hospitais vem somar mais recursos à nossa população.”

Os serviços passam a atender todos os municípios que integram o CISTM. Atualmente são 20 municípios – Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Douradoquara, Estrela do Sul, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Ituiutaba, Monte Alegre, Monte Carmelo, Prata, Romaria, Santa Vitória e Tupaciguara.