CISTM aprova investimentos em assembleia extraordinária

Um dos investimentos mais aguardados pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro – CISTM, foi aprovado em assembleia extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (28/04). Trata-se da construção de um muro, com 4m de altura, na sede do consórcio no distrito industrial em Uberlândia.

O investimento era aguardado visto a necessidade de garantir maior segurança para o local. O consórcio já registrou invasões ao espaço da clínica onde estão equipamentos para realização de consultas e exames que atende a toda a região.

A obra deve custar cerca de R$140 mil reais e garantir mais segurança à unidade. Para o presidente do CISTM e prefeito de Cascalho Rico, Dário Borges de Resende, essa é uma grande conquista para a saúde regional. “Temos um patrimônio instalado que serve a todos os municípios na saúde pública. Precisamos zelar por ele, preservar, e é isso que o investimento em segurança, por meio da construção deste muro irá trazer. É assim que vamos estar cuidando da integridade desse material”, disse Dário.

O CISTM aprovou também a alienação de bens inservíveis, como um micro-ônibus que já não está em uso no transporte de pacientes.

Assembleia Geral Extraordinária CISTM – 28/04/2020

Licitações e retomada dos atendimentos

O consórcio retomou também os processos licitatório, paralisados em função da pandemia pelo novo Coronavírus. O primeiro edital publicado está em vigência desde o último dia 22 de abril e trata sobre a compra de medicamentos e materiais médico-hospitalares.

Os atendimentos na clínica do CISTM também voltam a acontecer na próxima segunda-feira 04/05 seguindo medidas de segurança como intervalo de 30 minutos entre cada paciente, uso de máscaras de proteção, distanciamento de segurança, entre outros.

Para o Secretário Municipal de Saúde de Monte Alegre de Minas, Gustavo Vasconcelos Tannus, a retomada traz um conforto a mais para a saúde dos municípios. “A gente depende dessa prestação de serviço do consórcio para realizar diversos exames, procedimentos e consultas. Esse retorno traz esperança, porque a demanda na nossa saúde é grande e, portanto, precisamos somar cada vez mais para disponibilizar esses cuidados para nossa população”, disse o secretário.

Assembleia do CISTM contou com a participação de prefeitos e secretários de saúde.

Luta contra o Coronavírus

A assembleia do CISTM tratou ainda sobre as medidas preventivas de avanço no número de casos do novo Coronavírus. De acordo com os prefeitos e secretários de saúde, a gestão pública municipal vem sofrendo forte pressão da classe empresarial para retomada das atividades no comércio.

Os municípios estruturaram um comitê de enfrentamento da pandemia e vem alinhando medidas de acordo com as necessidades apresentadas, levando em conta a particularidade de cada cidade. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Santa Vitória, Geraldo Xavier Rocha Júnior, o município vem trabalhando com a distribuição de máscaras para diversos setores além de disponibilizar álcool em gel para os servidores e principalmente promovendo a conscientização sobre a importância do distanciamento social.

“Com o comércio fechado, o município luta no dia a dia para que população e os comerciantes em especial, entendam a necessidade destas medidas. Hoje elas são fundamentais”, disse o Geraldo Xavier.