CISTM segue com medidas de segurança após um mês de pandemia por Covid-19

De olho nas medidas preventivas o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro – CISTM segue adotando as recomendações da OMS e Ministério da Saúde e só deve retomar totalmente as atividades quando houver segurança.

Dentre as medidas de prevenção durante esse primeiro mês de pandemia houveram novas recomendações. O pilar do combate a disseminação contínua o mesmo, isolamento social e higienização constante das mãos. Já o uso de máscaras foi inicialmente recomendado apenas para profissionais da saúde e pessoas com sintomas e hoje o uso é recomendado para sair de casa, sugerindo inclusive máscaras de pano caseiras como uma alternativa.

De olho na pandemia

A pouco mais de um mês, mais precisamente em 11 de março a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia, em função da intensa contaminação por COVID-19 mundo a fora. Nessa data, vários países estabeleciam medidas para conter a disseminação. A região bem como o Brasil se preparavam para enfrentar o vírus, com apenas 52 casos confirmados em todo território Brasileiro. No mundo já eram 118 mil casos.

Em pouco mais de 30 dias da declaração de pandemia os números mostram a proporção alarmante da doença. Em 14 de Abril, são mais de 1,9 milhão de casos confirmados da doença pelo mundo, sendo cerca de 24 mil casos no Brasil.

Uma verdadeira pandemia, quando a disseminação atinge proporções de contágio mundial, com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.