Novos procedimentos do CISTM muda cenário da saúde nos municípios

“O consórcio vem muito a somar para o atendimento em saúde para a população de Monte Carmelo. Além de custos menores temos aqui toda uma gama de procedimentos que não teríamos sem o CISTM. A gente sabe que somente via SUS não conseguiríamos atender a demanda do município, então o consórcio ele auxilia muito na efetivação dos procedimentos médicos mais rápidos para diagnosticar e tratar nossa população”.

Antônio Resende – Coord. de Saúde da Sec. de Saúde de Monte Carmelo. Foto: Midiática Comunicação

A fala do coordenador de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Monte Carmelo, Carlos Antônio Resende, vem ao encontro aos esforços do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro – CISTM. Em reunião realizada nesta terça-feira (09/07) em Uberlândia o consórcio apresentou um panorama de atendimentos realizados e novos procedimentos contratados incluindo aí cirurgias eletivas de portes 1, 2 e 3.

O número de procedimentos contratados em 2019 chega a 116 entre consultas especializadas, cirurgias e exames de média complexidade o que proporcionou 12.832 atendimentos nesse primeiro semestre.

“Mais um vez o CISTM vem trazer o alívio a nossa gente que aguarda por atenção, seja no diagnóstico, no tratamento e/ou nas cirurgias eletivas. Isso sem dúvida faz a diferença para a região como um todo”, disse Cleidmar Zanotto, presidente do CISTM e prefeito de Capinópolis.

Municípios comemoram disponibilidade de novos procedimentos do CISTM. Foto: Midiática Comunicação

Cenário que vem suprir necessidades reprimidas, como a de “aplicação de antiangiogênico monocular” um procedimento citado pelo Secretário Municipal de Saúde de Monte Alegre de Minas, Gustavo Vasconcelos Tannus. O secretário destaca que o CISTM, ao passar a ofertar este serviço, supri uma necessidade recorrente na saúde do seu município.

“Pensando que é um procedimento de custo elevado e passamos a ofertar a nossa população via consórcio, isso traz um alívio muito grande e otimiza a aplicação dos recursos públicos de forma muito atrativa”, concluiu o secretário.

Gustavo Vasconcelos Tannus – Sec. de Saúde de Monte Alegre de Minas. Foto: Midiática Comunicação.

 

CISTM

Criado em 2013, é composto por 20 de municípios – Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Douradoquara, Estrela do Sul, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Ituiutaba, Monte Alegre, Monte Carmelo, Prata, Romaria, Santa Vitória e Tupaciguara.

Tem sede no Distrito Industrial de Uberlândia onde possui um Centro de Especialidades Médicas com atendimento próprio na área da gastroenterologia, endoscopia e mamografia entre outros.