CISTM e Hospital São José firmam convênio para realização de cirurgias

Nesta segunda-feira (24/06), o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro – CISTM assinou um convênio com o Hospital São José da Sociedade São Vicente de Paulo no município de Ituiutaba-MG. O termo de convênio tem como objetivo a união de esforços entre os municípios, o CISTM e o Hospital São José para a realização de cirurgias eletivas com demandas represadas nos municípios parceiros.


A parceria deve atender a uma grande demanda em diversas especialidades como cirurgias ortopedia, urologia, otorrino, cirurgias vasculares, ginecologia entre outras. O presidente do CISTM e prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, ressalta que atualmente cinco municípios estão cadastrados, mas é importante que os outros municípios agreguem ao convênio. “Temos mais de 45 cirurgias dentro do convênio, então depende do município e da parte financeira. Acredito que esse pontapé inicial, essa parceria do Hospital São José com o CISTM, vai agregar mais municípios que queiram se juntar a nós, pois é uma demanda reprimida que existe em todos os municípios e necessita de ser cumprida. Por isso, com o convênio, podemos oferecer a habilitação e capacitação do Hospital São José para executar essas demandas”, afirmou o presidente do CISTM.

Só no primeiro quadrimestre deste ano o número de atendimentos médicos realizados, entre consultas especializadas, cirurgias e exames, chegou a 6.783 procedimentos médicos com investimentos na ordem de R$1.064.868,00. Cada município consorciado utiliza os serviços de acordo com a sua capacidade de investimento.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Capinópolis, Sandra Aparecida Barbosa, o convênio, e a parceria entre municípios, é de extrema importância para a região. “A gente sabe a realidade de todas as instituições filantrópicas e públicas do país. E sem um suporte financeiro dos municípios que fazem parte da nossa microrregião, é muito difícil um hospital se manter. A partir desse novo convênio, teremos uma nova realidade, iremos garantir atendimento e cirurgia aos nossos pacientes” disse Sandra.

Além disso, o diretor do corpo clínico do Hospital São José, Dr. Rodrigo Braga, ressaltou que o convênio com o CISTM agrega um valor significativo ao hospital e as prefeituras da região. “As cirurgias eletivas são um problema para todos os municípios, e com esse convênio, com toda certeza, teremos condições de avançar e prestar um serviço de qualidade. Além disso, temos uma perspectiva positiva, de que até o final do ano, iremos inaugurar o novo centro cirúrgico, com capacidade triplicada de atender com qualidade a toda nossa comunidade e a todos os municípios” garantiu o Dr. Rodrigo.